MC

moluscos2O molusco contagioso é uma infecção viral da pele que só acontece nos seres humanos e que se pode apanhar pelo contacto directo com pessoas com as lesões descobertas, espalhar para mais sítios por coçarmos com os dedos outras partes do corpo ou indirectamente por tocarmos em objectos inanimados contaminados, como toalhas, bóias ou outros adereços partilhados.

É uma doença que em pessoas saudáveis não tem nenhuma gravidade, é pouco contagiosa e pode curar por si, embora isso demore habitualmente vários meses.

Não se pode proibir estas crianças de frequentar escolas, praticar qualquer tipo de desporto ou nadar em piscinas.

Recomenda-se, no entanto, nestas situações, no mínimo, para limitar o contágio, que se cubram as lesões com pensos ou adesivos e não se partilhem objectos pessoais. Pessoalmente, sou mesmo de opinião que se deva tratar estas crianças, para total segurança.

Para as famílias que prefiram uma solução mais rápida para este problema, existe uma diversidade de métodos de tratamento disponíveis a ser discutida.

Aquele que recomendo é o da curetagem, que consiste em retirar as lesões através de uma espécie de pequeno bisturi sob anestesia local.

Revisto em 17/11/2014

Paulo Coutinho

Download do artigo em PDF  

2014 © Todos os direitos reservados | Desenvolvido por JumpStart